Para dançar, é preciso mover-se, e quanto mais espontâneo esse movimento for, mais ele transmite uma linguagem que vem de dentro para fora, expressando sentimentos, emoções, conhecimentos e experiências. Com isso, se faz necessário possibilitar que a criança desde bem pequena possa explorar seus movimentos através da dança, sem que essa dança seja de forma restritiva e cansativa, é preciso pensar em possibilidades de um trabalho com a dança de uma maneira diferenciada, vindo de encontro com essa certeza, a Diretora do CMEI Pequeno Polegar Isaura Daiana Paludo convidou a Professora Laressa Gonçalves Machado Paz, coordenadora da disciplina de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação para realizar atividades com os alunos do CMEI a partir do Projeto Programa Saúde na Escola.
Todas as turmas que participaram do Programa, tiveram antecipadamente o conhecimento sobre o que aconteceria no dia programado do projeto. Os professores reforçaram aos alunos sobre a importância do exercício físico, seja, por atividade física ou a dança e o quanto este hábito proporciona uma vida mais saudável.
O momento foi iniciado com um alongamento, nomeando as partes do corpo.
Depois do corpo alongado a professora foi passando alguns comandos simples para que eles realizassem:
-Pular com os dois pés juntos;
- Pular com um pé só;
- Pular abrindo e fechando as pernas.
Em seguida, com os alunos sentados, com uma breve explicação a professora relatou para as crianças que eles movimentariam o corpo dançando e a cada música apresentada, ela demonstrava os movimentos que seriam realizados para facilitar na hora de realizarem.
As músicas trabalhadas com os alunos foram:
-Agora eu vou andar – XUXA.
- Toca do coelho – Leo Megga.
- Vira virou - Grupo Trii.
Depois das danças, a professora realizou um instante de volta a calma, pedindo para que eles deitassem um pouco no chão, e pediu para que eles inspirassem e expirassem o ar pelo nariz, finalizando assim esse momento de atividades.
Quando a criança dança, ela conhece seu corpo, explora seus limites e suas habilidades, interage com o seu “eu” e com o “outro”, inclusive tem contanto com músicas que lhes possibilitam acesso ao conhecimento de diversificadas culturas, agregando em sua aprendizagem.
Foi um momento divertido para as crianças, que brincaram e aprenderam dançando, exatamente como deve ser o aprendizado na educação Infantil.
Professora que desenvolveu a prática: Laressa Gonçalves Machado Paz