Para dançar, é preciso mover-se, e quanto mais espontâneo esse movimento for, mais ele transmite uma linguagem que vem de dentro para fora, expressando sentimentos, emoções, conhecimentos e experiências. Com isso, se faz necessário possibilitar que a criança desde bem pequena possa explorar seus movimentos através da dança, sem que essa dança seja de forma restritiva e cansativa, é preciso pensar em possibilidades de um trabalho com a dança de uma maneira diferenciada, vindo de encontro com essa certeza, a Diretora do CMEI Pequeno Polegar Isaura Daiana Paludo convidou a Professora Laressa Gonçalves Machado Paz, coordenadora da disciplina de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação para realizar atividades com os alunos do CMEI a partir do Projeto Programa Saúde na Escola.
Todas as turmas que participaram do Programa, tiveram antecipadamente o conhecimento sobre o que aconteceria no dia programado do projeto. Os professores reforçaram aos alunos sobre a importância do exercício físico, seja, por atividade física ou a dança e o quanto este hábito proporciona uma vida mais saudável.
O momento foi iniciado com um alongamento, nomeando as partes do corpo.
Depois do corpo alongado a professora foi passando alguns comandos simples para que eles realizassem:
-Pular com os dois pés juntos;
- Pular com um pé só;
- Pular abrindo e fechando as pernas.
Em seguida, com os alunos sentados, com uma breve explicação a professora relatou para as crianças que eles movimentariam o corpo dançando e a cada música apresentada, ela demonstrava os movimentos que seriam realizados para facilitar na hora de realizarem.
As músicas trabalhadas com os alunos foram:
-Agora eu vou andar – XUXA.
- Toca do coelho – Leo Megga.
- Vira virou - Grupo Trii.
Depois das danças, a professora realizou um instante de volta a calma, pedindo para que eles deitassem um pouco no chão, e pediu para que eles inspirassem e expirassem o ar pelo nariz, finalizando assim esse momento de atividades.
Quando a criança dança, ela conhece seu corpo, explora seus limites e suas habilidades, interage com o seu “eu” e com o “outro”, inclusive tem contanto com músicas que lhes possibilitam acesso ao conhecimento de diversificadas culturas, agregando em sua aprendizagem.
Foi um momento divertido para as crianças, que brincaram e aprenderam dançando, exatamente como deve ser o aprendizado na educação Infantil.
Professora que desenvolveu a prática: Laressa Gonçalves Machado Paz
.jpeg)


.jpeg)


.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)

.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
